Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

quarta-feira, setembro 12, 2007

Nenete e Dorinho

Informações colhidas no site Boa Musica Brasileira do cumpadre Ricardinho

Waldemar de Franchesi, o Nenete, nasceu em Pirassununga- SP em 1919 e morreu em 1989, vítima de uma tentativa de assalto. Isidoro Cunha, o Dorinho, nasceu em Bernardino de Campos-SP em 18/10/1933 (algumas biografias mencionam Piraju-SP como a cidade-natal de Dorinho, mas na verdade, Piraju-SP é a cidade onde ele foi registrado, três meses depois de nascido).


Nenete já havia participado amadorísticamente da dupla "Nenete e Ditinho" em 1943 em sua Pirassununga natal e já integrou também o "Trio Saudade", com Ninão e Nininho.

Com o "Trio Saudade", chegou a atuar na Rádio Record de São Paulo-SP, no programa "Hora dos Municípios" comandado por Genésio Arruda entre 1947 e 1955.

Nenete também atuou durante 5 anos com o nome artístico de Limeira e formou dupla com Luizinho (Luís Raymundo, nascido em São Paulo-SP em 1916 e falecido também em São Paulo-SP em 1983), tendo atuado durante um ano nos programas "Imagens do Sertão" e "Alma da Terra" na Rádio Tupi de São Paulo-SP.

Luizinho e Limeira foi a famosa dupla que gravou pela primeira vez o célebre "Menino da Porteira" (Teddy-Veira - Luizinho). É preciso ser citado que Luizinho mais tarde desfez a dupla com Limeira (que até então era o Nenete), tendo então convidado seu irmão Ivo Raymundo (nascido em São Paulo-SP em 1924) para cantar com ele, mantendo o mesmo nome de Limeira. Em vez de continuar como dupla, no entanto, eles se juntaram à acordeonista Carmela Bonano (nascida em São Paulo-SP em 1928 e falecida em Perdizes-SP em 1982) e formaram o famoso trio Luizinho, Limeira e Zezinha (foto acima e à direita). Carmela Bonano era descendente de família italiana e foi apelidada de Zezinha ainda na infância.

Conforme menciono também na página dedicada a Luizinho, Limeira e Zezinha, o nome artístico de Limeira, por sinal, já foi adotado por diversos artistas sertanejos, (inclusive o célebre compositor Sulino), provavelmente homenageando a simpática cidade de Limeira-SP, próxima a Piracicaba, no Interior Paulista.

Isidoro Cunha, por outro lado, desde criança, aos 8 anos de idade, já cantava e tocava Cavaquinho. Estreou em 1949 na Rádio Difusora de Ourinhos-SP, cantando no "Trio Bernardinense" . E, no ano de 1950, mudou-se para a Capital Paulista, formando a dupla "Doro e Dorinho" que se apresentou durante algum tempo no programa "Mutirão do Sumaré", comandado pela dupla "Brinquinho e Brioso". A dupla "Doro e Dorinho" também foi vencedora de um concurso na Rádio Record de São Paulo-SP.

E foi no ano de 1954 que Dorinho, participando do Concurso de Violeiros do IV Centenário da Cidade de São Paulo-SP, conheceu Nenete e com ele formou a célebre Dupla Caipira, que gravou o primeiro disco em 1958, com o tango "Meu Perdão" (Braz Hernandez - Zilo), e a rancheira "Teu Castigo" (Ventura Romero - Valdomiro Bariani Ortêncio). Nenete participava da Mesa do Juri nesse Festival.

Tendo se surpreendido com a voz de Dorinho e, há um ano procurando por um parceiro, Nenete convidou Dorinho para que lhe visitasse e a partir daí, nasceu a renomada dupla.

Pouco tempo depois, a dupla "Nenete e Dorinho" passou a ser acompanhada pelo famoso acordeonista Nardelli (Antônio Onofre Figueiredo), que com eles formou um trio de bastante sucesso, que deu um novo ritmo à Música Sertaneja e que foi levado pela professora Dulce Palma de Franceschi à Rádio Tupi, onde fizerem sua estréia como trio.

O trio "Nenete, Dorinho e Nardelli" recebeu inclusive o Troféu Roquete Pinto por seus sucessos. Foi também considerado como o trio mais premiado do Brasil pelos troféus e medalhas que recebeu em sua trajetória artística.

A quase totalidade dos discos de "Nenete, Dorinho e Nardelli" foi gravada na RCA (atual BMG), gravadora da qual em 1966 Nenete foi também nomeado produtor, cargo que ocupou até o ano de 1971, e no qual supervisionou diversas duplas que se tornaram célebres, dentre as quais "Leo Canhoto e Robertinho" e Belmonte e Amarai, dentre outras.

"Nenete, Dorinho e Nardelli" fizeram sucesso com composições dos próprios integrantes do trio, como foi o caso de "O Cantar Da Siriema" (Nardelli - Nenete), "Recordação" (Nenete - Goiá) (da qual o Apreciador ouve um trecho no momento em que acessa essa página), "A Seca Do Nordeste" (Nenete e João Pacífico), "Goiano Valente" (Nenete - Piraci), "Minha Boiada (Nenete - Nardelli), "Saudades De Pirassununga" (Nenete - Margarida Padilha), "Flor Do Campo" (Nízio - Nenete), além de belíssimas composições de outros autores como por exemplo "Belezas Do Sertão" ( João Pacífico), "Bom Exemplo" ( Nonô Basílio - Piraci), "A Incruziada" ( Angelino de Oliveira), "Trenzinho Malvado" (Pitangui - Carlos Armando Pascoalim), "No Mundo Da Lua" (Ângelo Reale - Capitão Furtado), "São Gonçalo" ( Palmeira - Piraci), "Conselho De Amigo" ( Nonô Basílio - Tito Neto) e "Maria" ( Anacleto Rosas Jr. - Luís Rosas), apenas para citar algumas.

Nenete e Dorinho gravaram na RCA (hoje BMG) por 16 anos e gravaram ainda mais 3 discos na Continental (hoje Warner) tendo sido ao todo um total de 20 LPs e mais de 30 discos 78 RPM. Após gravar mais um disco na Copacabana, Nenete resolveu parar com o trabalho por motivos de saúde.

Dorinho e Nardelli formaram então, juntamente com Reinaldo Benediti (Maracá) o trio "Maracá, Dorinho e Nardelli", trio esse que gravou mais dois LP's. E, por motivos particulares, Nardelli deixou o trio e foi substituído por Pontelli no ano de 1970. O novo trio gravou então mais dois discos pela Phillips (hoje Universal) e encerrou as atividades em 1975.

Dorinho se casou com Iara Benedeti Cunha (nascida em Campinas em 1958), filha de Maracá e, a partir de então, passaram a cantar juntos.

E, em 1989, ocorreu o trágico falecimento de Nenete, conforme já foi mencionado.

Em 1994, Dorinho e Iara se profissionalizaram e convidaram João Pontel, o Pontelli, e foi criado então um novo trio: "Dorinho, Iara e Ponteli".

E hoje Dorinho segue em frente com os companheiros de palco Iara e Ponteli, integrando o trio "Dorinho, Iara e Ponteli", o qual já gravou dois CDs e já e apresentou inclusive no Viola Minha Viola, programa que vai ao ar aos Sábados e Domingos pela TV Cultura de São Paulo-SP, produzido por Rivaldo Corulli e apresentado pela "Madrinha" Inezita Barroso.