Este é um blog dedicado exclusivamente para o caipira, sua música, seus causos enfim tudo que tenha a ver com a vida simples do homem do campo. Aqui vc vai encontrar links para sites que tem interesse no resgate e preservação deste estilo.

sábado, fevereiro 28, 2009

TEMPO DE QUARESMA E DE VIOLAS E VIOLEIROS

Passado o carnaval, quarta de cinzas, começos de Quaresma, ressaca ou energias refeitas, a turma do ser-tão reencontra suas trilhas. E depois da Folia e da farra, ou do retiro – a Editora Chefa Fernanda, a Lenda, deve ter muita coisa a contar de São Luis do Paraitinga. Eu cheguei a preparar meu cavalo, o Murzelo Alazão para ir até lá, mas quando vi a enorme quantidade de turistas, 150 mil!, desisti, pois nem água meu pobre cavalo ia ter – nada mais relaxante do que falar de violas e de violeiros...
Antes, porém, uma palavrinha, pequetita, assim, sobre esse evento, a Quaresma, de muita importância simbólica, ainda, para grande parte das gentes do interior. Lá em Junqueirópolis, Jaciporã, Irapurú e aquelas cidades do Pontal, ao tempo em que lá eu vivia, nas aulas de Catecismo e nas conversas entre os adultos, me asseguraram que significava os 40 dias de provação de Nosso Senhor no deserto... Bem, esse significado eu não vi em nenhum outro lugar, apesar das equivalências de outras explicações... certamente, reflete a incrível capacidade de adaptação que as comunidades isoladas das festas e costumes ditos oficiais... A isso poderia também de chamar “sincretismo religioso”? Com a palavra, Mestre Zé Maria, nosso Guru, autoridade nesses assuntos, ele que foi coroinha dos mais competentes, lá em Paraguassu Paulista. A verdade é que a associação da Quaresma com os dias de tentação no deserto é uma explicação bem plausível, apesar de representar uma discrepância histórica, pois os dias de tentação foram antes do início da vida pública de Cristo, como mensageiro do Santo Verbo, enquanto os dias retratados na Quaresma antecedem a festa da Páscoa e a Ressurreição... Porém, os sertanejos costumam passar por cima de certos detalhes, acontecidos há tanto tempo.. E mesmo os historiadores mais respeitáveis dizem que o passado muda constantemente, de modo que a versão dos sertanejos do Pontal (ou pelo menos das fazendas onde vivi) é perfeitamente plausível...


A palavra Quaresma vem de Quadragésima e o número 4 tem para os cristãos o significado simbólico do mundo material e esse tempo, o da Quaresma, tem a finalidade de nos lembrar tempos de sacrifício e provações: 40 dias do Dilúvio, 40 anos de travessia do povo judeu pelo deserto sob a direção de Moisés, os 40 dias que Moisés ficou na Montanha onde recebeu as Tábuas da Lei – que arrebentaria na cabeça dos apressados que não tiveram paciência de esperar e resolveram fazer um deus provisório na figura de um bezerro de ouro – e os 400 anos que duraram a Diáspora no Egito... De qualquer forma, além das penitências e dos jejuns que muitos cristãos praticam, sobretudo deve significar para todos, tempo de reflexão na busca de justiça e amor para toda a humanidade; preparar o espírito para a Páscoa, a “passagem”; renascimento... Assim sendo, ao som de violas em clamores, entremos na Quaresma...

(nossos sinceros agradecimentos ao pessoal do blog ser-tão paulistano, em especial à Cumadre Fernanda)

http://sertaopaulistano.blogspot.com

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Yassir Chediak na novela Paraíso

O grande conhecimento da arte da viola caipira, aliado a um talento extraordinário e a uma figura marcante tem levado Yassir Chediak a participar de filmes, programas de TV e, atualmente, participar da novela PARAÍSO, próxima novela das 18:00hs de Benedito Ruy Barbosa que está sendo gravada pela Globo.

Entre atores consagrados, como Eriberto Leão,Mauro Mendonça, Cássia Kiss, também estão na novela nomes importantes de nossa música como o cantor Daniel, o violonista Rodrigo Sater (irmão de Almir Sater) e Yassir Chediak, considerado pelos estudiosos como um dos maiores violeiros do país.

Com cenas gravadas no Pantanal, na Chapada dos Guimarães e tantos outras locações deslumbrantes, a novela promete repetir os sucessos deste grande escritor que é Benedito Ruy Barbosa, autor de, entre outras, PANTANAL e REI DO GADO, que marcaram época na TV brasileira.

Entrevistado pelo Viola Caipira, Yassir Chediak, este carioca criado em Três Corações, Minas Gerais, fala sobre a novela: “É uma incursão pelo Brasil Profundo. Benedito Ruy Barbosa é o Bandeirante de nossa teledramaturgia, ele penetra no coração do país, de sua gente. Um mestre. Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, que fazem a adaptação, suas fiéis seguidoras. A direção de Rogério Gomes, o Papinha, é um show. Os atores fantásticos. Isto, sem contar com a beleza que é trabalhar com Daniel e Rodrigo Sater. Estou no Paraíso”, ele diz fazendo uma citação ao título da novela.

Vejam a matéria que saiu no jornal "O Extra" -

Materia coletada no site www.violacaipira.com.br

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Bem como alguns poderão percerber o tatu deixou de somente empunhar a viola, agora esta tocando... pena que seja somente o tatu guerreiro que tenha aprendido a tocar viola ...



Que Deus pela intercessão de São Gonçalo abençoe a todos.

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Radio Viola Viva

Que surpresa agradavel a minha ao descobrir este site. Qualquer hora em que conecto esta tocando uma bela musica de viola.... como o proprio slogam diz "CAIPIRA 24 HORAS" e assim nós, os apreciadores e defensores da musica raiz, temos mais uma trincheira.... como diz o nosso grande Tinoco "Que Beleezaaa!!!!!"

Grande Daniel Viola... Que Deus, pela intercessão de São Gonçalo te abençoe sempre!!!!